quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Mim want to play

Muita gente me pergunta por que as músicas do Comodoro são quase todas em inglês. E a resposta sempre é, na verdade, duas.

Primeiro porque criar boas letras em português é uma tarefa das mais difíceis. Por melhores que sejam, na grande maioria das vezes soam de um jeito bem esquisito. E depois porque, embora se possa encontrar muita coisa boa em todas as línguas, o rock foi feito para ser cantado em inglês. Ou você acha que não existe essa ligação harmônica entre gênero e idioma?

Claro que sim. E vai muito além da questão cultural. A voz é um instrumento como outro qualquer, e os elementos que a compõem (fonemas, pronúncias, ritmo, acentuações) precisam estar em total sintonia com os outros instrumentos e com o estilo musical em si.

É por isso que não soa bem uma bossa nova em russo, uma tarantela em espanhol, um merengue em italiano ou um tango em francês. E é por isso que as maiores bandas de rock do mundo cantam em inglês, sejam britânicas ou americanas.

Tente lembrar de alguma puta banda de rock da França. Da Espanha. De Portugal. Da Itália então, nem se fala. Da Holanda. Da Alemanha (se você pensou em Scorpions, nunca mais volte aqui). Do Canadá. Do Japão. Da Argentina. Do México. Do Brasil.

Do Brasil??? Clique aqui and go drive.

Nenhum comentário: