domingo, 14 de setembro de 2008

Espírito do tempo



Embora "Zeitgeist" já tenha 1 ano de vida, eu ainda não tinha parado pra ver. E pelo que pude perceber, muita gente nunca ouviu falar.

Produzido por Peter Joseph (pseudônimo de James Coyman), da GMP, é um dos melhores documentários no estilo teoria da conspiração já feitos. Mesmo que você seja daqueles que prefere fechar os olhos diante das evidências para manter seus conceitos e crenças intactos, não tem como assistir e não ficar com uma ou várias pulgas atrás da orelha.

Juntando fatos, dados, semelhanças e coincidências com uma linguagem direta e provocativa, o filme enfia o dedo em três feridas delicadas: a igreja católica, os ataques de 11/9 e o Banco Central Americano.

A primeira parte, chamada "A maior história já contada", é a mais foda e, para mim, a mais óbvia. Questiona as intenções e os efeitos da religião nas pessoas, mostrando vários indícios de que Jesus Cristo é apenas uma representação do Sol, e nunca existiu. Todos os mitos que envolvem sua figura são um plágio barato da criatividade de outras religiões mais antigas. Tipo a edição mais vendida da mesma história absurda que já tem mais de 2 mil anos e continua com o mesmo sucesso.

A segunda e a terceira parte estão ligadas pela obsessão dos americanos pelo poder. Segundo o documentário, o ataque de 11/9 é um plano arquitetado pelos próprios em parceria com os árabes, e os prédios só teriam caído daquele jeito porque colocaram explosivos em suas estruturas. Uma cena muito bem montada para incitar a opinião pública contra o inimigo (terroristas que vivem escondidos nas cavernas) e a favor da guerra.

Tudo porque a guerra gera lucro, e este foi apenas mais um pretexto que os EUA costumam inventar para poder começar uma guerra. O dinheiro que financia a guerra vem da Reserva Central, comandadada por poucas e tradicionais famílias de banqueiros, e é emprestado ao governo com juros para render uma dívida cada vez maior. E é essa organização que pretende dominar o mundo e estabelecer um governo mundial.

Essa última parte eu até acho que pode ir um pouco além, mas a mensagem é positiva e o conteúdo do filme é muito rico para quem não se satisfaz apenas com a versão oficial dos fatos. Clique aqui e assista "Zeitgeist - The Movie" online com legendas em português.

Nenhum comentário: