quinta-feira, 28 de fevereiro de 2008

PsychoBobCharles


* "Gostou, Roberto?". "Do caralho!".

Responda rápido: qual a semelhança entre o Rei Roberto Carlos e a banda de psychobilly The Cramps, além do show de horror? Se você pensou "nada", tá na hora de esquecer o terno branco, o brinco de pena, o fim de ano na Globo, as rosas beijadas, o Nossa Senhora me dê a mão e o verde-e-amarelo (azul e branco também).

Antes de mais nada, o maior cantor do Brasil é um visionário. Vasculhando os empoeirados baús da nossa música popular, encontrei uma relíquia mais preciosa que qualquer múmia de freira dormindo de conchinha: a faixa "Noite de Terror", do álbum Roberto Carlos Canta Para a Juventude (1965).

Apesar da canção estar cronologicamente posicionada na intersecção do punk (final dos anos 70) com o rockabilly (década de 50), o gênero psychobilly foi usado pela primeira vez por Johnny Cash em "One Piece At Time", sucesso do Top Ten de 1976. Ou seja, 11 anos depois.

Inspirado na genialidade daquele capixaba que ainda nem príncipe era, o Cramps - uma das maiores influências do Comodoro - lança algo surpreendentemente parecido em Bad Music For Bad People, de 1984. E é claro que, depois de toda essa descoberta, somos obrigados a fazer um cover do Rei, com todo respeito que Sua Majestade merece.

Quando ficar pronto eu posto aqui. Por enquanto, confira comigo no replay: Noite de Terror e Human Fly.



Um comentário:

Maria Fernanda disse...

bob charles é muita emoção!!!