quinta-feira, 30 de abril de 2009

Pump up The Ram




- Goddamn, they don't make 'em like they used to.
- Fuckin' 80's, man. Best shit ever.
- Bet your ass, man. Guns N' Roses fuckin' rule.
- Crüe... Def Lep...
- And that Cobain pussy had to come around and ruined it all, ya know.
- Like there was something wrong with having a good time?


Além de ter achado o filme bem interessante, "O Lutador" (The Wrestler) tem uma cena especial. Nela, antes de criar coragem para beijar a moça, Randy The Ram (Mickey Rourke) compartilha com seu affair a frustração que o rock de garagem lhe causou ao desbancar o glam, o poser e o performático para impor a era do rock auto-destrutivo feito por caras "quase normais".

Os 4 anos de reinado do Guns foi o último suspiro das cabeleiras esculpidas a laquê, das calças fusô, das jaquetas de oncinha e das botas e cintos a la BrokeBack Mountain, sem contar os exageros até então permitidos como batom, sombra e biquinhos (como se laquê, fusô e bota de cowboy já não fossem um exagero).

Kurt Cobain, citado pelo protagonista como principal responsável pela morte de seus maiores ídolos, ainda ganhou a menção porque de certa forma sua história preenche muitos itens da trajetória média de um rock star: tinha sérios problemas sociais, amorosos, psicológicos, com drogas e se matou (ou foi assassinado) no auge da fama.

De resto, todo esse movimento anti-poser dos anos 90, tanto na estrutura musical e nas letras como na estética, transforma os maiores músicos do mundo em algo como "esse aí se deu bem, mas podia ser eu ou você lá". Ou seja, era o fim dos semi-deuses que você nunca pensou em encontrar na rua, figuras fantásticas da mitologia musical que só existiam no fabuloso mundo do rock, e agora só existem naquela camiseta surrada que você tem desde os 14 ou no álbum Rock Stamp que você fez questão de guardar.

Confesso que não gosto de Mötley Crue ou Def Leppard, mas endosso o coro do truta Randy The Ram pela volta do velho rock n' roll e seus personagens incríveis. E como o mundo dá voltas e pára sempre no mesmo lugar, acho que isso não deve demorar muito a acontecer.

Nenhum comentário: