quinta-feira, 7 de agosto de 2008

Negócio da China



Olimpíada, festa de todos os povos, celebração do esporte, da saúde, da união de raças, credos e culturas. No discurso, tudo é muito bonito. Mas pouca gente fala do preço que é pago para a realização do glorioso evento.

Além da grana que está envolvida, os Jogos servem para o governo chinês tentar esconder suas sujeiras. O país conhecido por sua sabedoria milenar, uma das grandes potências econômicas do mundo, é o mesmo que tem 16 das 20 cidades mais poluídas do planeta, que expulsa da capital milhares de trabalhadores que não têm nem dinheiro para comer, só para causar boa impressão aos turistas, atletas e jornalistas que passam pelas ruas. Que espanca e prende qualquer pessoa que expressa seu apoio ao Tibet, e que recruta voluntários para trabalhar de graça em nome de um respeito que a Pátria retribui com a mais ingrata repressão.

Não conheço a China. Pelo que vejo daqui do outro lado, aquele formigueiro deve ser algo muito sinistro. Mas nada muito diferente do que deve rolar por aqui durante a Copa.

Nenhum comentário: